Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator

Introdução à depuração ( Debugging )

Programador Angolano
By -
0


Arte da depuração é um processo de localizar e corrigir as causas de erros conhecidos.

Localizar o erro consiste em 95% da atividade.






O processo de depuração começa com a execução dos casos de teste.

Qual é a diferença entre testar e depurar?

  • O teste é o processo de execução de um programa ou sistema com o objetivo de encontrar erros ou bugs.
  • Depuração é o processo de correção desses erros ou bugs (encontrados durante o teste).

A depuração é o aspecto do processo de produção de software que os programadores menos apreciam. Seu ego pode atrapalhar. A depuração confirma que os programadores não são perfeitos. Eles cometeram um erro no design ou na codificação do programa. Você pode ficar sem vapor.

De todas as atividades de desenvolvimento de software, a depuração é a atividade que mais desgasta mentalmente. A depuração geralmente é realizada sob uma tremenda quantidade de pressão organizacional ou auto induzida para corrigir o problema o mais rápido possível.

Você pode perder o seu caminho. A depuração pode ser mentalmente desgastante porque o erro que você encontrou pode ocorrer em praticamente qualquer instrução dentro do programa.

O que é um bug exatamente?

Uma falha em um programa que faz com que o programa seja executado de maneira não intencional ou imprevista.

Um programa que contém um grande número de bugs e/ou bugs que interferem seriamente em sua funcionalidade é chamado de buggy.

Relatórios detalhando bugs em um programa são comumente conhecidos como relatórios de bugs, relatórios de falhas, relatórios de problemas, relatórios de defeitos, etc.

Causas por trás dos bugs

As causas mais comuns por trás dos bugs são as seguintes:
  • Erros de Codificação
  • Requisitos inacabados/não detalhados
  • Incompreensão das necessidades do usuário
  • Erros lógicos no documento de design
  • Falta de documentação
  • Teste de software insuficiente


Ciclo de vida do bug

O ciclo de vida do defeito, também conhecido como ciclo de vida do bug, éum ciclo de defeitos pelo qual passa percorrendo os diferentes estados em toda a sua vida. Isso começa assim que qualquer novo defeito é encontrado por um testador e termina quando um testador fecha esse defeito garantindo que ele não será reproduzido novamente.




Estados de um bug:

Novo: Quando um defeito é registrado e publicado pela primeira vez. Seu estado é dado como novo.

Atribuído: Depois que o bug é postado pelo testador, o líder do testador aprova o bug e o atribui à equipe de desenvolvedores. Pode haver dois cenários, primeiro que o defeito pode atribuir diretamente ao desenvolvedor, que possui a funcionalidade do defeito. Em segundo lugar, ele também pode ser atribuído ao Dev Lead e, uma vez aprovado com o Dev Lead, ele ou ela pode mover o defeito para o desenvolvedor.

Abrir: Seu estado quando o desenvolvedor começa a analisar e trabalhar na correção do defeito.

Fixo: Quando o desenvolvedor faz as alterações necessárias no código e verifica as alterações, ele pode definir o status do bug como 'Corrigido'. Isso também é uma indicação para o líder de desenvolvimento de que os defeitos no status Fixo são os defeitos que estarão disponíveis para o testador testar na próxima compilação.

Retestar: Nesta fase, o testador faz o novo teste do código alterado que o desenvolvedor forneceu a ele para verificar se o defeito foi corrigido ou não.

Depois que a compilação mais recente é enviada para o ambiente, o líder de desenvolvimento move todos os defeitos corrigidos para testar novamente. É uma indicação para a equipe de teste de que os defeitos estão prontos para teste.

Reaberto:Se o bug ainda existir mesmo após o bug ser corrigido pelo desenvolvedor, o testador altera o status para “reaberto”. O bug passa pelo ciclo de vida mais uma vez.

Diferido:O bug, alterado para o estado adiado, significa que o bug deve ser corrigido nas próximas versões. Os motivos para alterar o bug para esse estado têm muitos fatores. Alguns deles são a prioridade do bug pode ser baixa, falta de tempo para o lançamento ou o bug pode não ter grande efeito no software.

Rejeitado:Se o desenvolvedor achar que o bug não é genuíno, o desenvolvedor rejeita o bug. Em seguida, o estado do bug é alterado para "rejeitado".

Duplicado :Se o bug for repetido duas vezes ou os dois bugs mencionarem o mesmo conceito do bug, o status do bug recente/último será alterado para “duplicado“.

Fechado:Depois que o bug é corrigido, ele é testado pelo testador. Se o testador achar que o bug não existe mais no software, o testador altera o status do bug para “fechado”. Este estado significa que o bug foi corrigido, testado e aprovado.

Não é um bug/melhoria: O estado dado como “Não é um bug/Aprimoramento” se não houver alteração na funcionalidade do aplicativo. Por exemplo: Se o cliente solicitar alguma alteração na aparência e no campo do aplicativo, como alteração da cor de algum texto, isso não é um bug, mas apenas uma alteração na aparência do aplicativo.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)