Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator

Tipos comuns de bugs de computador

Programador Angolano
By -
0

Existem vários tipos comuns de bugs de computador, incluindo:

Erros de matemática
  • Divisão por zero
  • Estouro ou estouro aritmético

Erros lógicos
  • Loops infinitos e recursão infinita

Erros de sintaxe

  • Uso do operador errado, como realizar atribuição em vez de igualdade.

Erros de recursos
  • Usando uma variável não inicializada
  • Vazamentos de recursos, onde um recurso finito do sistema, como memória ou manipuladores de arquivos, é esgotado pela alocação repetida sem liberação

Erros de trabalho em equipe
  • Comentários desatualizados ou incorretos.
  • Diferenças entre a documentação e o produto real.


Tipos de Bugs/Defeitos

Os defeitos detectados pelo testador são classificados em categorias pela natureza do defeito.

Destruidor (X) : O impacto do defeito é grave e o sistema não pode entrar no ambiente de produção sem resolver o defeito, pois uma solução provisória pode não estar disponível.

Exemplo de bugs Showstopper #01



Exemplo de bugs Showstopper #02

Por exemplo - O usuário está testando um site de compras on-line. Depois de selecionar os itens necessários no carrinho de compras, ele clica no botão de pedido. Resultado esperado: o usuário deve ser redirecionado para a página de pedido e cobrança. Resultado real: o aplicativo exibe um erro do servidor web e exibe uma página de erro de página http não encontrada.

Exemplo de bugs Showstopper #03

TodosEsses 3 exemplos acima são atencioso como o mais alto bugs prioritários(P1).

Crítico (C): O impacto do defeito é grave, mas uma solução provisória está disponível. O defeito não deve atrapalhar o processo de teste de forma alguma.

Normalmente, quando um recurso não é utilizável como deveria, devido a um defeito do programa, ou porque um novo código deve ser escrito ou às vezes até porque algum problema ambiental deve ser tratado através do código, um defeito pode ser qualificado como um defeito crítico(Prioridade 2).

Este é o defeito ou problema que deve ser resolvido antes que o lançamento seja feito. Esses defeitos devem ser resolvidos assim que os problemas do Showstopper forem resolvidos.

Não Crítico (N) : Todos os defeitos que não estão na categoria X ou C são considerados na categoria N. Esses também são os defeitos que poderiam ser resolvidos por meio de documentação e treinamento do usuário. Estes podem ser defeitos de GUI.

Outros tipos comuns de bugs de computador

Esses são apenas alguns exemplos de bugs de computador comuns, e a depuração é uma parte essencial do desenvolvimento de software para identificar e corrigir esses problemas.

Erros de sintaxe: Problemas no código de programação que impedem a sua execução devido a erros de digitação ou formatação.

Erros lógicos: Problemas em que o código está escrito corretamente, mas não produz os resultados esperados devido a um raciocínio incorreto.

Vazamentos de memória: Quando um programa aloca memória, mas não a libera adequadamente, levando ao esgotamento gradual dos recursos do sistema.

Deadlocks: Situações em que dois ou mais processos ou threads ficam bloqueados, incapazes de continuar devido à espera mútua por recursos.

Exceções não tratadas: Quando um programa encontra uma situação excepcional que não é tratada adequadamente, resultando em uma falha inesperada.

Erros de aritmética: Erros em cálculos matemáticos que podem levar a resultados incorretos.

Buffer overflows: Quando dados são gravados em uma área de memória além de seus limites, o que pode levar à corrupção de dados e até mesmo a ataques de segurança.

Problemas de interface do usuário: Erros que afetam a interação do usuário com o software, como botões que não funcionam como esperado.

Problemas de desempenho: Lentidão ou consumo excessivo de recursos que prejudicam o funcionamento eficiente do software.

Erros de integração: Problemas que ocorrem quando componentes de software não funcionam bem juntos.

Esses são apenas alguns exemplos de bugs de computador comuns, e a depuração é uma parte essencial do desenvolvimento de software para identificar e corrigir esses problemas.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)